A importância de data papers no desenvolvimento científico nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53805/lads.v1i1.25

Palavras-chave:

Bancos de dados, Pesquisa científica

Resumo

Há quase 20 anos desenvolvi um projeto na Estação Ecológica do Taim que resultou em vários artigos científicos e monografias de graduação e mestrado. Associado a este projeto realizei um levantamento de mamíferos em diferentes ambientes e distâncias da rodovia existente no local. Estes dados nunca foram utilizados para gerar conhecimento. 

Apesar da pressão constante dos programas de pós-graduação e agências de fomento pela ampliação da nossa produção científica, são incontáveis casos como o do Taim, assim como mestrados e doutorados, que nunca se transformam em artigos científicos. O pior é que prometemos, para nós mesmos e para o resto da sociedade, que algum dia publicaremos aqueles dados, passando meses e anos sem concretizarmos nossas promessas. Mesmos dados intensamente analisados podem ser retrabalhados quando associados a novas informações ou sob a ótica de uma nova área do conhecimento.

O Latin American Data in Science (LADS) foi criado com o intuito de proporcionar esta valorização de bancos de dados, para que continuem gerando conhecimento e que, ao mesmo tempo, seja dado crédito a todo trabalho de captação de recursos, coleta e processamento de informações, que a geração de um banco de dados exige. Finalmente os dados coletados na ESEC Taim estão disponíveis para serem analisados por pesquisadores de todo o mundo e auxiliar no planejamento e gestão da unidade de conservação (Bager & Castro, 2021).

A publicação de data papers traz inúmeros benefícios aos pesquisadores e ao conhecimento científico. O mais óbvio é a socialização da informação, com ganhos diretos na ampliação do número de publicações, tanto pelo próprio banco de dados, como dos demais artigos elaborados a partir deles. Entretanto, os data papers são excelentes estratégias de redução de custos de pesquisas e da ampliação de redes de pesquisadores.

O LADS, criado com o propósito de publicar exclusivamente data papers, traz a oportunidade de darmos o devido valor há anos de dados armazenados e, muitas vezes, considerados exauridos e obsoletos. É uma honra ser o Editor de uma revista que nasce com tamanha responsabilidade e inovação.

Convido você a buscar os bancos de dados de pesquisas passadas e mesmo àquelas em andamento. Chegou o momento de recuperar estas importantes informações e torná-las públicas, recebendo o devido crédito pelo trabalho desenvolvido.

Biografia do Autor

Alex Bager, Universidade Federal de Lavras

Oceanólogo, com mestrado e doutorado em Ecologia. Coordenador do Centro Brasisleiro de Ecologia de Estradas da Universidade Federal de Lavras, MG, Brasil e sócio-fundador da Environment, startup de base tecnológica que tem como missão salvar vidas, humanas e de animais, nas estradas brasileiras.

Referências

-

Downloads

Publicado

07.07.2021

Como Citar

BAGER, Alex. A importância de data papers no desenvolvimento científico nacional. Latin American Data in Science, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1, 2021. DOI: 10.53805/lads.v1i1.25. Disponível em: https://ojs.datainscience.com.br/lads/article/view/25. Acesso em: 4 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.