Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O autor responsável pela submissão, representando todos os demais autores (quando existirem), declara que a coleta de dados foi realizada de forma ética, sobretudo quando envolveu experimentos com humanos, animais e/ou dados pessoais, neste último caso estão inclusos os dados obtidos em entrevistas, formulários, redes sociais e/ou qualquer forma de informação que possa ferir alguns dos preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Todos os procedimentos cabíveis para anominação foram empregados para tornar impossível a identificação de pessoas, mesmo com a sua expressa autorização. O(s) autor(es) é(são) detentor(es) dos dados e/ou possui(em) total liberdade de compartilha-los sem qualquer tipo de restrição, não estando os mesmo impedidos de serem utilizados em virtude de contratos de sigilo ou qualquer outra forma de controle de acesso.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O banco de dados foi submetido em conjunto com o artigo e/ou já está disponível em um repositório reconhecido
  • O(a) responsável pela submissão fará o cadastro de todos os autores, devendo informar: Nome e Sobrenome; email de contato; país de origem; ORCID; Instituição. Estas informações devem ser informadas no momento da submissão. Não basta que estas informações estejam disponíveis no manuscrito, devem ser cadastradas uma a uma no momento da submissão.

Diretrizes para Autores

Latin American Data in Science (LADS) atua em todas as áreas do conhecimento, publicando exclusivamente data papers. 

Introdução

A celeridade do processo de avaliação e publicação do seu artigo depende do encaminhamento correto de todas as informações do seu data paper. Leia atentamente estas instruções e revise seu artigo com base nelas antes de submetê-lo.

O LADS publica exclusivamente artigos que descrevem dados de pesquisa (data papers)  que você tenha disponibilizado em um repositório público e/ou que esteja incluído diretamente no artigo submetido. O autor deve garantir que os dados são originais e de sua propriedade, podendo ser utilizados por terceiros sem qualquer restrição ou custo. As submissões devem conter datasets robustos, não sendo aceitos bancos de dados com poucas variáveis e/ou amostras e que sejam predominantemente constituídos por dados secundários. 

O LADS aceita submissões redigidas em português, inglês ou espanhol. A submissão de artigos deve utilizar o modelo disponibilizado pela revista e recomenda-se que os artigos tenham entre 1500 e 3000 palavras. Artigos com mais de 3.000 palavras terão uma taxa de publicação diferenciada.  

Todas as submissões de trabalhos à revista devem ser realizadas pela página oficial. Não serão aceitos trabalhos submetidos por outros meios. Trabalhos escritos por mais de um autor, entende-se que a ordenação dos nomes dos autores esteja de acordo com a contribuição de cada um. 

O envio de originais à revista implica autorização dos autores para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais. Não será aceita a inclusão de autores após a submissão do artigo, por isso é importante que os autores confiram e preencham corretamente os metadados da submissão no momento do envio do artigo ao LADS.

IMPORTANTE.- Tenha as seguintes informações de todos os autores no momento da submissão: Nome e Sobrenome; email de contato; país de origem; ORCID; Instituição.

Submeta seu Data Paper

  1. Todos os autores devem utilizar o modelo disponibilizado pelo LADS ao preparar seu manuscrito. Baixe o modelo.;
  2. Verifique as normas e padronizações;
  3. Submeta seu documento.

Checklist

Todos os artigos devem conter as seguintes seções:

  • Autores e afiliações de autores;
  • Lista de artigos que já foram publicados com os dados ou parte deles (quando aplicável);
  • Um link direto com os dados depositados (quando aplicável);
  • Título (na língua original e em inglês, em caso de artigos escritos em português ou espanhol);
  • Resumo e 5 palavras-chave (na língua original e em inglês, em caso de artigos escritos em português ou espanhol);
  • 3-5 pontos que explicam por que os dados são valiosos para outros pesquisadores;
  • Uma descrição completa do delineamento experimental e dos materiais e métodos;
  • Uma descrição completa de todos os datasets disponibilizados no data paper;
  • Referências.

Observações importantes

  • Máximo de 20 páginas, mas recomenda-se que tenham de 5 a 10;
  • Fonte Calibri tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, exceto para legendas, onde deve-se utilizar o espaçamento simples;
  • Figuras, tabelas e quadros devem aparecer junto com o texto, editável, em fonte 10, tanto para o conteúdo quanto para o título (que deve vir logo acima dos elementos gráficos) e fonte (que deve vir logo abaixo do elemento gráfico). As figuras podem ser coloridas.
  • Fórmulas e equações matemáticas devem ser apresentadas na sequência normal do texto. Deve ser utilizada a ferramenta disponível no próprio Word, ou outra que seja totalmente compatível com o formato .docx.
  • Artigos escritos em português ou espanhol devem trazer o título do trabalho também inglês, no início do arquivo, com fonte 14. Somente utilizar letra maiúscula na primeira letra do título e onde for necessário, como no caso de nomes de espécies, localidades, entre outros;
  • Resumo/Resúmen e Abstract, juntamente com palavras-chave e key-words;
  • O arquivo submetido não deve conter a identificação dos autores;
  • Sempre que possível submeta informações sobre suas redes sociais e dos demais autores (se aplicável) para que possamos marcá-lo(s) em postagens sobre seu artigo;
  • Envie até três (3) imagens de sua propriedade, com boa resolução, e que representem seu trabalho para serem utilizadas em postagens no nosso site e/ou nas redes sociais.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com relação a todos os itens listados abaixo. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;
  • O DOI das referências foram informados quando possível;
  • Todas as informações das referências foram disponibilizadas para a sua formatação conforme o padrão da revista;
  • O texto apresenta espaçamento de 1,5; Utiliza fonte Calibri de 12 pontos; 
  • As figuras e tabelas são inseridas no texto (em seus respectivos locais), não no final do documento na forma de anexos;
  • Identificações de autoria foram eliminadas do texto e das propriedades do arquivo.
  • O(a) responsável pela submissão fará o cadastro de todos os autores, devendo informar: Nome e Sobrenome; email de contato; país de origem; ORCID; Instituição. Estas informações devem ser informadas no momento da submissão. Não basta que estas informações estejam disponíveis no manuscrito, devem ser cadastradas uma a uma no momento da submissão.
  • A publicação somente será realizada após todos(as) autores(as) possuírem seus ORCIDs inclusos e aprovados. Este tem sido um dos motivos de atrasos em artigos aprovados e deve ser um cuidado especial quando da submissão.

Submissão

Todo o processo de submissão é realizado através do sistema do LADS (Acesse Aqui). O cadastro no sistema e posterior acesso por meio de login e senha são obrigatórios para submissão de trabalhos bem como para acompanhar o processo editorial em curso.  

A submissão terá quatro passos:

1. Início

Idioma da Submissão

Você deverá informar o idioma da submissão: As opções são Português, Inglês ou Espanhol

Categorias

Selecione a categoria que seu data paper melhor se enquadra. Apesar do formulário permitir selecionar mais de uma, pedimos que selecione apenas uma categoria. 

Requisitos para Envio de Manuscrito

Você deve marcar todos os tópicos, confirmando revisões e diretrizes do LADS

Comentários para o editor

Esta é uma informação opcional. Faça comentários para o editor apenas quando julgar indispensáveis.

Aceitar a declaração de direitos autorais

Você deve marcar esta opção para confirmar seu aceite aos termos de direitos autorais e de privacidade.

2. Transferência do manuscrito

Neste segundo passo você fará o upload de todos os arquivos que compõem sua submissão. Em geral haverá dois arquivos, seu data paper elaborado com o nosso modelo e seu dataset. Este segundo somente não será enviado se já estiver armazenado em um repositório externo. Serão considerados repositórios válidos aqueles que se enquadrarem nos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable and Re-usable).

Entretanto aqui também poderão ser enviados arquivos como:

  • Outros materiais suplementares
  • Imagens representativas do seu trabalho (garanta que todas sejam de sua autoria ou que você tenha posse da autoria). Estas imagens serão utilizadas para divulgação do seu artigo em nosso site e/ou redes sociais.
  • Entre outros

3. Inserir metadados

Leia atentamente estes comentários, eles são extremamente importantes para o sucesso e rapidez na aprovação do seu data paper. Este tópico é o ponto onde os autores cometem mais erros, volte a estes comentários sempre que tiver alguma dúvida.

Se a submissão é em português ou espanhol, você deverá sempre informar a mesma informação em inglês.

Prefixo

Caso seu título inicie com palavras como "O"; "Um"; … você deve inserir aqui.

Título

Todo o título deve ser informado aqui, excluindo apenas o prefixo, informado no tópico anterior. Apesar de existir um campo denominado de Subtítulo, ele não deve ser utilizado. O título deve ter apenas a primeira letra maiúscula e aquelas que forem gramaticalmente obrigatórias, tais como nomes. É de responsabilidade dos autores informar o título conforme será publicado, incluindo palavras em itálico, quando necessário. Quando o artigo for elaborado em português ou espanhol deve ser informado logo abaixo do título original, a versão em inglês. O título não deve apresentar mais que 200 caracteres, a contar os espaços.

Por exemplo:

Banco de dados de morfometria de quelônios de água doce no Rio Grande do Sul: adultos e filhotes de Trachemys dorbigni.

Freshwater turtle morphometry database in Rio Grande do Sul: adults and hatchlings of Trachemys dorbigni.

Resumo

O resumo deve ter, no máximo, 300 palavras, em parágrafo único e sem citações. Assim como os demais campos, deve ser enviado em português/espanhol e inglês, quando o artigo submetido não for em inglês.

Lista de Coautores

Sugerimos fortemente que os coautores se cadastrem no LADS e preencham todos os campos disponíveis no perfil. Entretanto, o responsável pela submissão deve cadastrar TODOS os demais autores no momento da submissão do data paper. As informações necessárias estão abaixo, sendo as obrigatórias marcadas com um asterisco. 

- Nome*

Nomes espanhóis, sobrenome compostos e hifenizados devem ser colocados no sobrenome

Exemplos:

Nome: Alexander Sobrenome: Sánchez Gamboa

Nome: Jonas Sobrenome: Coimbra Filho

Nome: Fábio Sobrenome: Amaral-Furtado

Os nomes que tenham “da”, “de”, “dos” acompanham o NOME

Exemplos:

Nome: Antônio José dos Sobrenome: Santos

Nome: Ana Maria de Sobrenome: Souza

Não preencha o campo "Como você prefere ser tratado(a)?..."

- Contato*

Email do(a) coautor(a)

- País*

Selecione o país do(a) coautor(a)

- Dados Complementares

URL Lattes

Insira o link do Lattes do(a) coautor(a), caso disponível

ORCID iD*

É obrigatório que todos os autores tenham ORCID (https://orcid.org/signin). O responsável pela submissão deverá clicar no item "Enviar e-mail para solicitar autorização ORCID do contribuidor", localizado no final da página para que o(a) coautor(a) autorize a sua inclusão.

IMPORTANTE.- Este tem sido um erro recorrente e o motivo de atrasos na publicação de artigos aprovados. Reforçamos que o artigo somente será publicado após TODOS os autores terem seus ORCIDs informados e liberados para a revista.

Instituição/Afiliação

Informe a instituição do(a) coautor(a). O nome da instituição deve estar por extenso e sem complementos de Departamento, Laboratório, etc.

Resumo da biografia

Dificilmente o autor de correspondência conseguirá preencher este campo, o qual não é obrigatório, por isso recomendamos que todos os coautores se cadastrem no LADS. Pretendemos divulgar a biografia dos autores juntamente com os artigos publicados. Deve ser preenchido apenas a última formação e a última função. Não copiar e colar o resumo do Lattes.

Papel do colaborador

Deve sempre ser definido como Autor. Caso a pessoa que está submetendo não seja o contato principal, deve marcar o campo "Contato principal para correspondência editorial." do(a) coautor(a) de correspondência.

Metadados de submissão

Metadados são importantes para que os indexadores encontrem seu artigo e que o torne visível em buscas na internet, quanto melhores forem os metadados, mais visibilidade seu artigo terá. Alguns dos campos abaixo são opcionais, mas sugerimos que todos sejam preenchidos. Siga exatamente as diretrizes aqui descritas para reduzir o tempo de revisão e ajustes do seu artigo pela equipe editorial do LADS.

Informações de Cobertura

Este tópico se refere à localização geográfica e cronológica do artigo. Separe por ponto e vírgula, veja exemplos:

  • Brasil; 2020
  • América do Sul; Século 19
  • Brasil; Contemporâneo
  • Europa; Pré-história
Palavras-chave

Preencher cada termo e apertar <ENTER>. Apenas a primeira letra deve estar em maiúsculos. Use as mesmas que foram citadas no manuscrito.

Agências de fomento

Aqui podem ser citadas as agências de fomento e os números dos Processos.

Referências

Copie e cole as referências do seu artigo, já com todos os links e DOIs. Revise atentamente se todos os DOIs foram incluídos, esta informação é fundamental e poderá implicar na recusa do data paper até que sejam complementadas.

4. Confirmação

Aqui sua submissão será finalizada. Basta clicar em "Finalizar Submissão" para encaminhar seu artigo para o LADS.

Artigos

Esta seção publica exclusivamente artigos em formato de data papers, que apresentem um dataset robusto, predominantemente de dados primários e com métodos científicos que possibilitem sua utilização na produção científica.

Os artigos devem ser encaminhados via a página oficial da LADS e devem ser estruturados utilizando o modelo disponibilizado pela revista, preferencialmente contendo entre 5 e 10 páginas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.